FLOR DE UMÊ

 

Imagem Pixabay


*


o som do silêncio 

última folha de inverno

sobre o asfalto.


desponta, perfumada,

no canteiro malcuidado 

flor de umê


a cor desta tarde 

um cacho de nêsperas

sobre a mesa


O haicai não deve nascer de modo artificial, mas puro e simples... prenhe de verdade. É assim que tenho considerado o exercício de compô-lo, no caminho. Como não posso, pela minha expectativa, fazer o sol nascer ou se pôr, devo apenas escrever. Escrever e não querer tornar-me haijin. Estar no caminho é bom e é o que importa. Não sei fazer melhor, mas ninguém deve deixar de seguir o impulso do coração por causa disso. Cada haiku é uma conquista que celebro como criança em noite de Natal. 

Invejo os que escrevem diariamente, mas ainda não atingi nem sei se vou atingir semelhante estado de espírito e fluidez artística. Por serem poucos e represados até a hora do fluxo, em meu jeito de compô-los, acredito que os haicais vêm com força própria e talvez tragam marcas de meu próprio caráter. Só algumas vezes nascem haicais em profusão. É como se a própria natureza os entregasse a mim, como se eu estendesse a mão e retirasse da árvore o fruto maduro e doce, sem nenhum esforço, e o saboreasse e esquecesse depois. Isso é raro, mas é quando eu mais creio que o haicai é realmente um presente que nasce de nossa admiração e gratidão em face da vida.   

O caminho não se faz nem se aprende quando estamos sozinhos. Dentro dele cabem mais coisas do que suspeitamos. Busquei nos livros e nos mestres, o segredo. Depois de perscrutar o coração desse mistério, aprendi que o haicai é possível quando o buscamos de coração aberto. Ele se dá a partir do espírito, da natureza e da verdade das coisas. É muito simples! Tão simples que não o entenderemos bem até nos tornarmos, igualmente, pequenos e simples!

Encontrar o haicai é como encontrar a dracma perdida. Diz a parábola de Jesus que certa mulher, tendo apenas dez dracmas, perdeu uma. Para quem era pobre e tinha tão pouco, a perda foi significativa. Ela então acendeu a lâmpada, varreu a casa e procurou a pequenina moeda, até encontrá-la. Quando a encontrou, reuniu suas amigas e vizinhas e com o coração cheio de júbilo lhes disse: “Alegrem-se comigo, eu reencontrei a moeda que tinha perdido!” (cf. Lucas 15, 8-10). É neste espírito de festa, gratidão e celebração, que se dá o haicai. E daí brota o desejo sincero de dividir essa alegria com todos os amigos e quantos mais queiram dela participar.

O mestre Goga ensinou que o berço do haicai é a natureza, os fenômenos naturais ou eventos humanos que nos ligam a ela. Haverá neste mundo alguma realidade que não possa ser tocada por isso? 



清心

diário de haiku, 

fragmento

2015

Postagens mais visitadas deste blog

GOLPE DE KATANA

NOTAS SOLTAS, INVERNO

DIÁRIO DE VIAGEM - verão de 2023