NO APAGAR DAS LUZES
(pixabay) Para nós, o kigo tem centralidade e dele deve originar-se o haicai. [1] Quanto a isso, estamos de acordo! Mas se colocarmos em debate trinta poetas de haicai tradicional, haverá dissenso e uns dirão aos outros que há na tertúlia vinte e nove falsos poetas e tipos de haicai. Isso não é exclusividade brasileira! É o que vejo também nas discussões de haicai de outros países. Enfileiro os maiores poetas do Japão. Não imagino algo mais tenso que Bashô e Shiki convidados para a mesma festa! [2] Damo-nos o apelido poético de “escola de Bashô”, mas devemos quase tudo ao gênio do caqui, que desconstruiu e até ridicularizava o velho mestre do haicai da rã. Será que os sábios da grande assembleia têm lido os haicais que são feitos no Japão de hoje? Se soubessem japonês, diriam para os jovens poetas da Terra do Sol Nascente: “kore wa haiku dewa arimasen” ... [3] O tempo fez-me mais humilde, pelo crisol de meus próprios fracassos nesta arte. Eu não sei o que é haicai. O que é